Banner da Pagina

Introdução

Aqui você encontra ferramentas e conteúdos em diversos formatos de mídia contendo informações e dicas sobre o cultivo e produção do Feijão-Caupi.

Banner Call to Action Página Inicial

Informações resumidas

Informações resumidas

Veja mais

Aqui você encontra, de maneira resumida, informações importantes sobre a cultura do feijão-caupi (feijão-de-corda) para o produtor e para o técnico de extensão rural.

Fique ligado

Veja mais
feijão-caupi no campo
Umidade
26/07/2023 Fonte: Embrapa

Temperatura e umidade

Atenção, produtor: é necessário conhecer o clima da região para o plantio do feijão-caupi, pois condições de temperatura e umidade do ar são importantes para uma boa colheita. Por exemplo, a temperatura baixa noturna ou extremamente alta, durante o dia, podem provocar queda de flores e, dessa forma, redução na produção!

img
Irrigação
26/07/2023 Fonte: Embrapa

Irrigação

A deficiência de água é um dos fatores mais limitantes para a obtenção de elevadas produtividades em feijão-caupi. Com o uso da irrigação, é possível suprir a quantidade de água para o adequado crescimento. O consumo de água do feijão-caupi pode variar de 250 mm a 400 mm por ciclo, dependendo da cultivar, da densidade de semeadura, do solo e das condições climáticas locais.

img
Solo
26/07/2023 Fonte: Embrapa

Solo

Amigo produtor: A correção da acidez, ou calagem, deve ser feita com base em resultados de análise química do solo.  Na calagem, são empregados, geralmente, calcários, que podem ser calcítico ou dolomítico. O calcário deve ser aplicado pelo menos dois meses antes da semeadura, para que se obtenham os efeitos esperados. Obs.: Consultar sempre um Técnico Agrícola ou Engenheiro Agrônomo para orientar quanto à coleta, análise de solo e recomendação de calagem e adubação.

Notícias

Veja mais
Primeiro Slide

ECONOMIA

12/05/2023

O feijão-caupi cresce em importância no Agro nacional

O feijão-caupi, feijão-de-corda ou feijão-macassar [Vigna unguiculata (L.) Walp.] é uma excelente fonte de proteínas (23% a 25% em média) e apresenta todos os aminoácidos essenciais, carboidratos (62% em média), vitaminas e minerais, além de grande quantidade de fibras dietéticas e baixa quantidade de gordura (teor de óleo de 2% em média). Representa alimento básico para as populações de baixa renda do Nordeste brasileiro.

Primeiro Slide

EXPORTAÇÃO

16/04/2023

Tecnologia ajuda a manter ritmo das exportações de feijão-caupi

Em 2022, o Brasil exportou 46.353 toneladas de feijão-caupi (feijão-de-corda), segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Esses números representam 34,07% das exportações de feijão do Brasil. Estados Unidos, Afeganistão, Paquistão, Canadá e China foram os países que mais compraram o produto brasileiro, segundo o MDIC.

Primeiro Slide

AGRICULTURA DIGITAL

12/04/2023

Seag cria Grupo de Trabalho para desenvolver Ater Digital no ES

A Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) instituiu o Grupo de Trabalho (GT) voltado para a discussão, revisão e proposição de modelos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), incorporando-os às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) e à Internet – Ater Digital.

Mais acessados

CLIMA E SOLOS

O crescimento e o desenvolvimento das plantas são influenciados diretamente pelo ambiente em que são cultivadas, especialmente pelo solo e clima.

BENEFÍCIOS À SAÚDE

O feijão-caupi é rico em proteínas e seu consumo propicia benefícios à saúde. As fibras, vitaminas e compostos bioativos ajudam a prevenir doenças.

SEMENTES E CULTIVARES

As sementes e cultivares influenciam diretamente na produção de feijão-caupi. O produtor deve escolher sementes e cultivares com qualidade comprovada.

PRAGAS E DOENÇAS

O manejo das pragas e doenças são essenciais para uma boa produção. Alguns vírus, fungos e insetos precisam ser evitados e tratados para evitar perdas.

Cursos

Veja mais

Fundamentos do marketing digital

O Google Atelie Digital oferece gratuitamente um curso virtual, para iniciantes, que aborda o contexto do marketing on-line e mostra os princípios básicos para iniciar uma presença on-line da empresa ou comunidade.

Organizadora: Google

Duração: Aberta

Carga horária: 40h

Associativismo, cooperativismo e sindicalismo no agronegócio

Comece a compreender melhor os conceitos, suas diferenças e particularidades. A partir deste aprendizado muitos empreendedores do campo encontram novas oportunidades e fazem bons negócios.

Organizadora: Senar

Duração: 30 dias

Carga horária: 20 horas

Apoiadores