Banner da Pagina

Vídeos

Todos os vídeos

A agrofloresta e seus princípios agroecológicos

Quais são os princípios básicos de uma agrofloresta? Quando combinamos a Agroecologia aos SAFs, temos o que chamamos Sistemas Agroflorestais Agroecológicos ou agrofloresta. Nesse vídeo, saiba mais sobre alguns princípios que devem nortear o planejamento e a condução de um SAF agroecológico: biodiversidade funcional, sucessão ecológica, estratificação, saúde do solo e ciclagem de nutrientes.

Sistemas Agroflorestais Biodiversos: segurança alimentar e nutricional

Saiba mais sobre os pilares em que se sustentam os Sistemas Agroflorestais Biodiversos: segurança alimentar e nutricional dos agricultores e de suas famílias, renda contínua, melhoria ambiental, aumento do potencial de produção de alimentos e da geração de renda.

Sistemas Agroflorestais para recuperação de áreas degradadas

Sistemas Agroflorestais combinam cultivos de espécies agrícolas, pastagens com espécies arbóreas (nativas ou exóticas). Nesse vídeo, a pesquisadora Dra. Eny Duboc (Embrapa Agropecuária Oeste) fala sobre os resultados da pesquisa que está sendo desenvolvida visando identificar qual sistema de cultivo apresenta menor custo na recuperação de áreas degradadas.

Biodiversidade e transição agroecológica na agricultura familiar

Saiba mais sobre a transição agroecológica, conjunto de práticas que tem como meta a passagem de um modelo de produção com alta dependência de insumos externos para outro, baseado na sustentabilidade ambiental, econômica e sociocultural do produtor. 

Como preparar o solo para produzir 4x mais em uma agrofloresta?

Se ao plantar em sistemas agroflorestais buscamos reproduzir os aspectos de uma floresta, logo, buscamos também a regeneração do solo. Até porque, em um ambiente florestal o solo é constituído por muita vida, estrutura, cheiro, cor… Mas, a questão é que a gente precisa entender o solo como um organismo vivo. Pra daí a gente começar a aplicar os princípios da agrofloresta!

A revolução de uma palha

O próprio campo nos mostra quais plantas conseguem lidar com a baixa quantidade de nutrientes biodisponíveis. Mesmo em um dos solos mais velhos do Brasil, existem nutrientes para fazermos agricultura por milhares de anos, mas como as plantas podem acessar esses nutrientes presos na estrutura cristalina da argila, do silte, da areia? Aqui iniciamos esse caminho buscando fazer a fusão entre o conhecimento de dois grandes pesquisadores das Ciências da Natureza: Ernst Götsch e Elaine Ingham.