A BRS Capiaçu é um capim-elefante (Cenchrus purpureus) que se planta por mudas. Ele é próprio para fazer silagem ou ser fornecido fresco para o gado. Possui boa qualidade nutricional, possibilitando o aumento da produção de leite e de carne. Devido ao seu elevado potencial de produção (50t MS/ha/ano), também pode ser utilizada para a produção de biomassa energética. Tem porte alto, se destacando pela produtividade e pelo valor nutritivo da forragem quando comparada com outras cultivares de capim-elefante.


A cultivar apresenta maior produção de matéria seca a um menor custo em relação ao milho e a cana-de-açúcar. A silagem deste capim constitui uma alternativa mais barata para suplementação do pasto no período da seca. Sua propagação ocorre por meio de colmos e apresenta gemas com elevado poder de brotação. Caracteriza-se por apresentar touceiras densas e colmos eretos, o que facilita a colheita mecânica; folhas longas, largas e de cor verde. Possui ainda boa tolerância ao estresse hídrico, mas é susceptível às cigarrinhas das pastagens. Entretanto, quando a capineira é bem manejada, apresenta boa tolerância ao ataque da praga. A BRS Capiaçu foi registrada no RNC (Registro Nacional de Cultivares) em 08/01/2015, sob o nº 33503, e protegida no SNPC (Serviço Nacional de Proteção de Cultivares) em 23/01/2015, certificado nº 20150124.

Imagem da cultivar BRS Capiaçu.
Imagem de silagem da cultivar BRS Capiaçu.
Imagem da cultivar BRS Capiaçu.

Vídeos


Vídeos

BRS Capiaçu sem erro

Neste episódio do Leite nas Redes, confira diversas informações sobre a BRS Capiaçu, cultivar vegetativa para uso sobre corte.

BRS capiaçu: saiba o melhor momento de colher

Neste boletim A Força do Leite, o pesquisador Jackson Silva compartilha informações sobre como colher o capim BRS Capiaçu na hora certa, evitando desperdícios e prejuízos.

Armazenamento de estacas

O Embrapa Tira Dúvidas é uma série desenvolvida pela Embrapa Gado de Leite que visa responder perguntas de produtores sobre as cultivares BRS Capiaçu e BRS Kurumi. Neste episódio, o pesquisador Antonio Vander Pereira responde à pergunta: por quanto tempo as estacas da BRS Capiaçu podem ser armazenadas antes do plantio?

Podcasts


Publicador de Conteúdos e Mídias

Mudas pré-brotadas da BRS Capiaçu

O Embrapa Tira Dúvidas é uma série desenvolvida pela Embrapa Gado de Leite que visa responder perguntas de produtores sobre as cultivares BRS Capiaçu e BRS Kurumi. Neste episódio, o pesquisador Juarez Campolina Machado responde à pergunta: qual a vantagem de plantar mudas pré-brotadas ou enraizadas da cultivar BRS Capiaçu?

Sistema radicular

O Embrapa Tira Dúvidas é uma série desenvolvida pela Embrapa Gado de Leite que visa responder perguntas de produtores sobre as cultivares BRS Capiaçu e BRS Kurumi. Neste episódio, o pesquisador Paulino Andrade responde à pergunta: o sistema radicular morre quando se faz o corte do capim?

Publicações


Publicações

Silagem de ração mista total com capim-elefante cv. BRS Capiaçu

Silagem de ração mista total com capim-elefante cv. BRS Capiaçu

Aliada à alta produtividade, a cultivar de capim-elefante BRS Capiaçu apresenta elevada quantidade de colmos suculentos, que resultam em forragens com baixos teores de matéria seca (MS). Esses baixos teores de MS podem ocasionar produção excessiva de efluentes, durante a fermentação do material, além de propiciar a ocorrência de fermentações indesejáveis, prejudicando a qualidade das silagens.

Manejo do capim BRS Capiaçu para aliar produtividade à qualidade

Manejo do capim BRS Capiaçu para aliar produtividade à qualidade

O capim-elefante cv. BRS Capiaçu foi desenvolvido com o objetivo de ser utilizado para produção de silagem ou picado verde no cocho. Sua principal vantagem é a alta produtividade: foram observadas produções em torno de 50 t/ha/ano de matéria seca em Minas Gerais, o que colocou a cultivar como a mais produtiva entre as demais do gênero.

Como medir a matéria seca (MS%) em forragem utilizando forno de micro-ondas

Como medir a matéria seca (MS%) em forragem utilizando forno de micro-ondas

O objetivo deste comunicado técnico é apresentar detalhadamente um método rápido, de baixo custo para o produtor e com boa eficiência para medir o teor de matéria seca da forragem.

Aplicativos


Aplicativos, Softwares e Sistemas Web

Simula$

Simula$

Conheça essa ferramenta para comparação dos efeitos da evolução de indicadores zootécnicos específicos sobre a renda do produtor de leite!

Planilha de dados para propriedades Leiteiras

Planilha de dados para propriedades Leiteiras

As planilhas de dados para propriedades leiteiras foram idealizadas para atender demandas recorrentes de gerenciamento, com indicadores econômico-financeiros, indicadores técnicos, além de investimentos e mão-de-obra familiar.

Planilha de Sistematização da Produção Leiteira

Planilha de Sistematização da Produção Leiteira

A Planilha de Sistematização da Produção Leiteira – PSP Leite é uma ferramenta de apoio no diagnóstico e intervenção em unidades de produção familiar com atividade leiteira, possibilitando compreender o funcionamento destes sistemas produtivos, através do controle de dados produtivos e econômicos na propriedade familiar. Baixe a planilha!

Cursos


Cursos

BRS Capiaçu - cultivo e uso

Saiba mais sobre a variedade de capim-elefante BRS Capiaçu. O curso abordará temas desde o plantio e tratos culturais, até a produção e utilização da silagem pelos animais.

Organizadora: Embrapa Gado de Leite

Duração: 40 dias

Carga horária: 50 horas

Silagem de Milho e de Sorgo para Gado de Leite

Neste curso, você terá informações sobre a importância do uso da silagem, o planejamento da quantidade e da área necessária para a sua produção, os tipos de silo, como calculá-los e suas capacidades de armazenamento. 

Organizadora: Embrapa Gado de Leite

Duração: 40 dias

Carga horária: 40 horas

Forrageiras para a produção de leite a pasto

O curso aborda o planejamento forrageiro, as principais características das espécies de capins mais utilizadas para a formação de pastagens, as práticas necessárias para a implantação e manutenção e as opções de manejo do pasto.

Organizadora: Embrapa Gado de Leite

Duração: 40 dias

Carga horária: 40 horas