Fontes de contaminação microbiana do leite


O leite cru pode ser contaminado por bactérias a partir de diferentes fontes, impactando negativamente sua qualidade e segurança. As principais fontes de contaminação direta são os quartos mamários infectados (mastite), o úbere e a pele dos tetos, e os utensílios e/ou equipamentos que entram em contato com o leite, como latões, tubulações, equipamento de ordenha, tanque de refrigeração e mãos do ordenhador. A contaminação microbiana do leite cru é um dos principais desafios para garantir a qualidade do produto final.
 
Homem realiza o teste da caneca para identificação da mastite.
Diversas fontes de contaminação podem estar presentes em todo o processo, desde a ordenha até o armazenamento. As principais fontes de contaminação direta de bactérias para o leite cru são os quartos mamários infectados (mastite), o úbere e a pele dos tetos e os utensílios e/ou equipamentos que entram em contato com o leite, como ordenhadeiras mecânicas, tanques de refrigeração, latões, baldes, filtros e outros. As bactérias presentes no ambiente, como na superfície de latões, tubulações, tanque de refrigeração, mãos do ordenhador, água utilizada na rotina de limpeza de utensílios e tetos, também podem contaminar o leite, elevando a Contagem Bacteriana Total (CBT). A CBT é um indicador da qualidade microbiológica do leite e reflete as condições de higiene e refrigeração do leite, desde a ordenha até o processamento.

A redução da CBT está diretamente relacionada à adoção de boas práticas de higiene durante a ordenha, à higiene dos utensílios que entram em contato com o leite e à refrigeração imediata após a ordenha. Além disso, o controle da mastite, através de um programa de prevenção eficaz, é fundamental para garantir a qualidade microbiológica do leite e a saúde do rebanho.

Vídeos relacionados


Publicador de Conteúdos e Mídias

O banho carrapaticida bem dado

A pesquisadora da Embrapa Gado de Leite, Márcia Prata, ensina técnicas eficazes para o controle do carrapato em bovinos de leite, destacando a importância de um "banho bem dado" com carrapaticida. Márcia compartilha dicas sobre os melhores equipamentos, como a bomba costal, alternativas acessíveis e métodos de aplicação, garantindo a eficácia do tratamento e a segurança dos animais e do aplicador.

Evite prejuízos causados pelos carrapatos

Os carrapatos que infestam os bovinos têm evoluído para desenvolver defesas contra a maioria dos produtos químicos utilizados para combatê-los. Mas por meio da determinação do carrapaticida mais adequado para uso em cada propriedade, é possível manter o rebanho saudável.

Colostro para bezerros: saiba a importância

Abordamos neste vídeo a importância da colostragem como forma de garantir a saúde e a imunidade dos animais.

Podcasts relacionados


Publicador de Conteúdos e Mídias

Desafios da pecuária leiteira

O médico-veterinário da Embrapa Gado de Leite, Guilherme Nunes de Souza, conta neste episódio do podcast "A Força do Leite" como enfrentar essas adversidades.

Qualidade da água na produção de leite

Neste episódio do podcast "A Força do Leite", o pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Marcelo Otenio, aborda os impactos do uso da água na qualidade do leite e como garantir sua segurança na utilização.

Publicações


Publicador de Conteúdos e Mídias

Resíduos de antimicrobianos no leite

Resíduos de antimicrobianos no leite

O material apresenta à presença de resíduos de antimicrobianos no leite, as consequências para a saúde do consumidor, a interferência com processamento lácteo, as principais causas do aparecimento de resíduos, os testes de detecção e destaca os principais pontos necessários para que estes sejam evitados.

Resíduos de antibióticos no leite

Resíduos de antibióticos no leite

O leite é produzido no úbere da vaca durante a lactação e para controlar alguma doença nesta fase é preciso tomar alguns cuidados no uso de medicamentos veterinários para evitar resíduos no leite.

Procedimentos para a coleta de amostras de leite para contagem de células somáticas, contagem bacteriana total e detecção de resíduos de antibióticos

Procedimentos para a coleta de amostras de leite para contagem de células somáticas, contagem bacteriana total e detecção de resíduos de antibióticos

A Instrução Normativa 62/2011 do MAPA regula a qualidade do leite cru no Brasil, exigindo a coleta mensal de amostras para análise de CCS, CTB e resíduos de antibióticos em laboratórios da RBQL. As amostras devem seguir padrões internacionais para garantir comparabilidade entre resultados, sendo essenciais para monitorar a saúde da glândula mamária, avaliar a matéria-prima pela indústria e assegurar a qualidade do leite durante a fiscalização.

Sites e redes sociais


Publicador de Conteúdos e Mídias

Rede de Pesquisa e Inovação em Leite

Rede de Pesquisa e Inovação em Leite

A REPILeite é uma rede social com informações sobre produção animal, meio ambiente, saúde animal, qualidade do leite, entre outros.


 

Cursos relacionados


Publicador de Conteúdos e Mídias

Produção higiênica do leite

Neste curso, você aprenderá os principais conceitos relacionados à composição e qualidade higiênico-sanitária do leite, sobre os cuidados para prevenir resíduos químicos e contaminantes no leite, a evolução da legislação relacionada ao leite cru no Brasil, e os impactos de se obter uma matéria prima de alta qualidade para os produtores, consumidores e laticínios.

Organizadora: Embrapa Gado de Leite

Duração:

Carga horária: 40 horas

Controle Estratégico do Carrapato dos Bovinos de Leite

O curso aborda a vida do carrapato, as recomendações para um controle estratégico, como proceder para realizar o teste de sensibilidade a carrapaticidas, além de ensinar os dez passos para obter sucesso no controle do parasita. 

Organizadora: Embrapa Gado de Leite

Duração: 30 dias

Carga horária: 30h

Diagnóstico da brucelose e tuberculose e coleta de material para diagnóstico de raiva e encefalopatia bovina espongiforme (EEB)

Estão abertas as inscrições para o curso presencial Diagnóstico da brucelose e tuberculose e coleta de material para diagnóstico de raiva e encefalopatia bovina espongiforme (EEB).


Realização: 01 a 05/04/2024
Público-alvo: restrito a profissionais formados em medicina veterinária com registro ativo no respectivo conselho de classe (CRMV)

Organizadora: Embrapa Gado de Leite

Duração: 5 dias

Carga horária: 40 horas/aula