ILPF
O sistema ILPF é flexível e permite que o produtor faça adequações às condições locais de clima, relevo, mercado, interesse pessoal, disponibilidade de máquinas, tamanho da propriedade, etc. Também é possível fazer várias combinações: lavoura com pecuária (ILP), lavoura com floresta (ILF), pecuária com floresta (IPF) e lavoura com pecuária e floresta (ILPF).
Pelo fato de possuir vários componentes, este sistema geralmente necessita, ao menos nas fases iniciais do projeto, de um acompanhamento técnico qualificado. O produtor e o técnico precisam fazer um bom planejamento e acompanhamento de cada fase, como a escolha da forrageira, do grão, dos animais e da espécie arbórea, o arranjo das áreas, o momento e a estrutura necessária para o preparo do solo, plantio, tratos culturais e colheita.
Um dos maiores benefícios da ILPF é a possibilidade de recuperar pastagens degradadas pelo plantio do pasto em sucessão a lavouras. Durante o cultivo de milho, por exemplo, é feito o semeio de capim. Neste caso, assim que se faz a colheita do milho, a forrageira aproveita do calcário e adubo da lavoura anterior e o pasto é formado com vigor. Como resultado, o pasto bem formado pode suportar mais animais, aumentando a renda do produtor, além da redução dos processos de erosão que ocorriam na pastagem degradada.
Neste exemplo, o milho pode ser utilizado para fazer silagem para o gado de leite na época da seca do ano. As árvores, além de utilizadas para a venda e uso em construções e cercas, são muito importantes na oferta de sombra aos bovinos, especialmente para as raças europeias para leite, como Holandês e Jersey, em regiões e épocas de alta temperatura. Observa-se no campo que conforto térmico proporcionado pelas árvores contribui significativamente para o aumento da produtividade de carne e leite nas propriedades.
Vídeos relacionados
BRS Integra - Nova cultivar de Braquiaria ruziziensis
Neste apisódio do Leite nas Redes, conheça a BRS Integra, forrageira utilizada como alternativa para produção de palhada.
BRS Integra: a inovação em braquiária pela Embrapa
Neste boletim A Força do Leite, o pesquisador Fausto de Souza Sobrinho compartilha informações sobre a cultivar de capim BRS Integra, que se destaca pelo rápido desenvolvimento no início do verão, alta produção de sementes e sensibilidade a herbicidas.
Potencial de sistemas de ILP na bovinocultura leiteira
Confira este episódio sobre o potencial de sistemas integração lavoura-pecuária (iLP) na bovinocultura leiteira, que possibilita o manejo integrado de lavoura e pastagem, permitindo o uso inteligente dos recursos naturais e maximizando a produtividade da fazenda.
Podcasts relacionados
Sistemas integrados de produção - ILPF (Integração lavoura-pecuária-floresta)
No áudio a seguir, explicaremos sobre o sistema ILPF. Ele é uma forma de produção que combina agricultura, criação de gado e plantio de árvores na mesma área. Isso ajuda a usar a terra de forma mais eficiente, aumenta a produção e diversifica o que é produzido.
Publicações

Vantagens da ILPF para a pecuária de Leite
Em consonância com os objetivos da ILPF, os seus benefícios podem ser revertidos tanto para o produtor quanto para as lavouras e as pastagens. Conheça as vantagens desse sistema no Manual de Bovinocultura de Leite!

Usar a pastagem
Após o corte da lavoura, o desenvolvimento da forrageira é beneficiado pela maior luminosidade. Saiba quando ele poderá ser utilizado novamente!

Produção de forragem de Brachiaria ruziziensis cv. BRS Integra sob pastejo, ao longo do ano
Embora tenha se mostrado promissor sob manejo de cortes, ainda não se conhece o potencial produtivo da BRS Integra sob pastejo ao longo do ano, visando não somente a produção animal, mas também seu potencial para formação de palhada para o plantio direto na integração com lavouras no início do período chuvoso. Neste sentido, objetivou-se com este trabalho avaliar a massa de forragem e a composição morfológica de B. ruziziensis BRS Integra, em comparação à cv. Kennedy, submetidas ao pastejo ao longo do ano.
Sites e redes sociais
Cursos relacionados
Conceitos básicos em manejo ambiental da propriedade leiteira
A capacitação busca capacitar agentes de assistência técnica e extensão rural sobre as noções básicas em manejo ambiental da atividade leiteira para mitigação dos impactos ambientais e adequação ambiental da propriedade.
Organizadora: Embrapa Pecuária Sudeste
Duração: Oferta contínua
Carga horária: 8 horas