Manejo de pastagens


O manejo adequado da pastagem garante a disponibilidade e qualidade das forrageiras ao longo do ano. Isso inclui técnicas de rotação de pastos, adubação balanceada, controle da altura de pastejo e lotação adequada, evitando o superpastejo e a degradação da pastagem. Cuidar bem da pastagem ajuda o rebanho a ficar saudável, aumentando a produção de leite e carne, além de manter o pasto em boas condições por mais tempo.

Uma pastagem bem manejada permite a obtenção de uma maior produção de carne e leite por área, sem afetar o desenvolvimento da forrageira e a qualidade do solo. O objetivo do manejo de pastagem é manter constante a produção de capim e conservar a qualidade do solo, proporcionando ao animal alimentação em quantidade e qualidade nutritiva, mais regular durante o ano.
Existem diferentes sistemas de pastejo:
 
  1. Contínuo (animais permanecem na mesma área de pastagem durante todo o ano);
  2. Rotacionado (a pastagem é subdividida em piquetes que são utilizados um em seguida do outro, determinando períodos de ocupação e descanso da pastagem e diferido (quando a pastagem é deixada em descanso,  sem animais, por algum período de tempo).
O principal motivo é promover o acúmulo de forragem (capim) para o uso posterior, em geral no período de escassez de forragem.

Vídeos 


Publicador de Conteúdos e Mídias

Resolva o pé de arado

Pé de arado é o nome popular dado à compactação do solo, que pode causar a diminuição do crescimento e dificuldade de penetração das raízes, erosão do solo e acúmulo de água na superfície. Saiba como evitar neste vídeo do Zap Rural.
Fonte: Epagri

Sobressemeadura de pastagens anuais de inverno

A maneira mais econômica de completar a falta de pastagens no inverno é a sobressemeadura, que consiste em semear uma pastagem anual de inverno sobre uma pastagem perene para manter a produção da área mais uniforme ao longo do ano. Saiba mais neste vídeo do Zap Rural!
Fonte: Epagri
 

Equipamento para manejo de culturas de cobertura

Conheça um equipamento adaptado para o manejo de culturas de cobertura neste vídeo do Zap Rural!
Fonte: Epagri

Podcasts 


Publicador de Conteúdos e Mídias

Espaçamento para plantio na colheita mecanizada

O Embrapa Tira Dúvidas é uma série desenvolvida pela Embrapa Gado de Leite que visa responder perguntas de produtores sobre as cultivares BRS Capiaçu e BRS Kurumi. Neste episódio, o pesquisador Paulino Andrade responde à pergunta: qual o melhor espaçamento da BRS Capiaçu para colheita mecanizada?

Espaçamento para plantio

O Embrapa Tira Dúvidas é uma série desenvolvida pela Embrapa Gado de Leite que visa responder perguntas de produtores sobre as cultivares BRS Capiaçu e BRS Kurumi. Neste episódio, o pesquisador Paulino Andrade responde à pergunta: qual é o espaçamento recomendado para plantio da capineira?

Publicações 


Publicador de Conteúdos e Mídias

Utilizar a capineira

Utilizar a capineira

Geralmente, as fazendas têm uma área de capineira para suplementação das vacas na época seca. Como ela cresce durante toda a época das chuvas, tem-se uma abundância de forragem no período de suplementação que, sem qualquer tipo de manejo, estará velha e apresentará baixa qualidade. Por isso, é muito importante adotar práticas de manejo visando melhorar a qualidade dessa forragem. Saiba mais!

Régua de Manejo de Pastagens: edição revisada

Régua de Manejo de Pastagens: edição revisada

É possível simplificar ainda mais o manejo apenas controlando a altura de entrada e saída dos animais. Desta forma, a altura da pastagem, desde que haja densidade de plantas na pastagem e massa de folhas, especialmente em pastagens tropicais em monocultivo (formadas por uma só espécie forrageira), constitui-se em uma medida indireta adequada da forragem disponível, facilitando o manejo. Este é o intuito da régua de manejo.

Fazer o manejo adequado das culturas forrageiras

Fazer o manejo adequado das culturas forrageiras

O correto manejo das culturas forrageiras visa explorar ao máximo a elevada produtividade de forragem, conciliada ao bom valor nutritivo. Conheça algumas atividades importantes para a realização do manejo adequado das culturas forrageiras no Manual de Bovinocultura de Leite!

Sites e redes sociais


Publicador de Conteúdos e Mídias

Simula$

Simula$

Conheça essa ferramenta para comparação dos efeitos da evolução de indicadores zootécnicos específicos sobre a renda do produtor de leite!

Planilha de dados para propriedades Leiteiras

Planilha de dados para propriedades Leiteiras

As planilhas de dados para propriedades leiteiras foram idealizadas para atender demandas recorrentes de gerenciamento, com indicadores econômico-financeiros, indicadores técnicos, além de investimentos e mão-de-obra familiar.

Planilha de Sistematização da Produção Leiteira

Planilha de Sistematização da Produção Leiteira

A Planilha de Sistematização da Produção Leiteira – PSP Leite é uma ferramenta de apoio no diagnóstico e intervenção em unidades de produção familiar com atividade leiteira, possibilitando compreender o funcionamento destes sistemas produtivos, através do controle de dados produtivos e econômicos na propriedade familiar. Baixe a planilha!

Cursos relacionados


Publicador de Conteúdos e Mídias

BRS Capiaçu - cultivo e uso

Saiba mais sobre a variedade de capim-elefante BRS Capiaçu. O curso abordará temas desde o plantio e tratos culturais, até a produção e utilização da silagem pelos animais.

Organizadora: Embrapa Gado de Leite

Duração: 40 dias

Carga horária: 50 horas

Silagem de Milho e de Sorgo para Gado de Leite

Neste curso, você terá informações sobre a importância do uso da silagem, o planejamento da quantidade e da área necessária para a sua produção, os tipos de silo, como calculá-los e suas capacidades de armazenamento. 

Organizadora: Embrapa Gado de Leite

Duração: 40 dias

Carga horária: 40 horas

Forrageiras para a produção de leite a pasto

O curso aborda o planejamento forrageiro, as principais características das espécies de capins mais utilizadas para a formação de pastagens, as práticas necessárias para a implantação e manutenção e as opções de manejo do pasto.

Organizadora: Embrapa Gado de Leite

Duração: 40 dias

Carga horária: 40 horas