Banner da Pagina

Colheita

A colheita da banana é uma operação que deve ser planejada e executada cuidadosamente. É neste momento que se define o potencial de qualidade do fruto a ser comercializado. No Brasil, os critérios para colheita do cacho são, geralmente empíricos, especialmente quando o produto se destina ao mercado local. Visando à determinação do ponto de colheita, muitos índices e critérios de colheita foram estudados e, ou usados, sendo os mais comuns baseados na avaliação visual da presença de quinas nos frutos, no diâmetro do fruto da segunda penca e na idade do cacho.

Além das condições climáticas, diversos outros fatores influenciam na decisão do ponto de colheita quando a idade do cacho é envolvida: idade e sombreamento do bananal; cultivar plantada e seu ciclo natural de produção; tecnologias e práticas de cultivo; época ou estação do ano; disponibilidade de água para a cultura; incidência de pragas e doenças; tipo de embalagem e transporte; distância do mercado e tempo de transporte; relação oferta/demanda e flutuações de preços; finalidade de uso dos frutos.

Pós Colheita

Pós Colheita

 

Após a colheita, é importante conduzir os cachos até o local de despencamento de forma a evitar atritos que possam danificar os frutos. Em seguida, deve-se inspecionar os cachos para retirar aqueles que porventura estejam fora do padrão. Quando presentes, restos florais dos frutos devem ser eliminados para melhorar sua aparência. A conservação dos frutos é facilitada pelo uso de práticas que melhorem sua aparência e padronização e que reduzam seu metabolismo.

É muito importante evitar danos aos frutos em todas as etapas. Sendo armazenada ou não em ambiente refrigerado, recomenda-se realizar o processo de climatização, que uniformiza a maturação a partir da exposição dos frutos ao etileno. Esta etapa é importante para minimizar as variações que ocorrem naturalmente no amadurecimento dos frutos por causa das diferenças de idade.