Banner da Pagina

Plantio

A muda deve ser posicionada no centro da cova adubada, colocando-se em seguida a terra removida. As mudas micropropagadas, após climatizadas por um período de 45 a 60 dias, são levadas para o local de plantio, em época de alta umidade, a fim de facilitar o seu estabelecimento. Devem ser retiradas, cuidadosamente, do recipiente que as contém e distribuídas no centro das covas, utilizando-se a terra misturada com adubo orgânico e fertilizante fosfatado para fechar a cova.

O plantio de mudas procedentes de bananal sadio (convencionais) é feito de acordo com os tipos (chifrinho, chifre e chifrão), devendo-se plantar as mudas em lotes diferenciados pelos tamanhos. As mudas provenientes de viveiro são mais uniformes em tamanho. Qualquer tipo de muda a ser utilizada no plantio (chifrinho, chifre ou chifrão) deve ter rebaixada a sua parte aérea, deixando, aproximadamente, 3 cm de pseudocaule, e, logo após o plantio, coloca-se uma camada de 3 cm a 5 cm de terra solta sobre o mesmo, evitando-se que os tecidos sejam danificados pela exposição direta à luz solar.

Como preparar a terra para o plantio de banana?

Como preparar a terra para o plantio de banana?

Para que seja possível colher o melhor resultado de uma safra, o solo precisa estar muito bem preparado para receber as bananeiras. Ele deve estar fertilizado, rico em matéria orgânica e bem drenado. Sim: apesar de ser uma planta que demanda muita água, ela não se dá bem com o solo encharcado, que causa o apodrecimento das raízes. 

As covas para o plantio de banana devem ter entre 30X30 e 40X40 centímetros de tamanho. Já o espaçamento no bananal depende da variedade escolhida. As de porte pequeno precisam de 3 metros de separação entre as filas e 2 metros entre as plantas. 

No caso das de porte médio, são 3 metros tanto entre as filas quanto entre as plantas e, por fim, as de porte alto precisam de 4 metros entre filas e 3 metros entre plantas para se desenvolver adequadamente.