Métodos de irrigação
Os de irrigação pressurizados (aspersão, microaspersão e gotejamento) são os mais adequados pela eficiência no uso da água. O método da aspersão molha completamente a área ao redor da planta e o recomendado é manter os aspersores a 1 m do solo, com ângulo de inclinação, no máximo, de 7 graus. No caso da microaspersão, deve-se utilizar vazões superiores a 45 L/h, para quatro plantas, preferencialmente dispostas em fileiras duplas. O gotejamento é o sistema de menor área molhada, sendo recomendado utilizar dois gotejadores por planta, de preferência, em faixa contínua.

Arpersão
O método da aspersão é o que molha completamente todo o solo (área molhada de 100%), e quando usado, os aspersores devem ficar a 1 m do solo, com ângulo de inclinação no máximo de 7 graus. Além disso, ele é o método mais comum para irrigar bananeiras, e funciona de forma semelhante a uma chuva artificial, pois um aspersor expele água para o ar, que se transforma em gotículas que caem sobre o solo e as plantas.
Para irrigar bananeiras, são utilizados aspersores subcopa, que têm um ângulo de emissão do jato de água menor, limitando a sua ação às folhas das bananeiras.

Microaspersão
A microaspersão consiste na aplicação de água e produtos químicos de forma circular ou em faixa contínua, em uma fração do volume de solo explorado pelas raízes das plantas.
Alguns dos benefícios da irrigação por microaspersão na cultura da banana são:
- Distribuição uniforme de água
- Baixas pressões de serviço, o que permite o uso de estações de bombeamento com baixa potência, economizando energia

Gotejamento
A irrigação por gotejamento é considerada o melhor sistema de irrigação para bananas, pois permite que a planta receba a quantidade correta de água diretamente na raiz.
O sistema de irrigação por gotejamento funciona da seguinte forma:
- Gotejadores são instalados em canos ou mangueiras flexíveis
- Os gotejadores são colocados ao longo do cultivo, posicionados ao lado das plantas
- As gotas de água são aplicadas de forma controlada nas raízes das plantas