Pragas
O conhecimento dos fatores bioecológicos que interferem na população de uma praga é fundamental para o desenvolvimento e aplicação de medidas de controle que apresentem baixo impacto ambiental. De modo geral, o bananal constitui um agroecossistema cuja estabilidade propicia a atuação de inimigos naturais e favorece a aplicação de técnicas de controle biológico, contribuindo para a redução populacional das pragas e das perdas por elas provocadas. No Brasil, apesar da ocorrência de muitas espécies de insetos em bananais, poucas causam danos significativos à produção, sendo necessária a identificação das principais pragas e o seu monitoramento populacional, para subsidiar a adoção de medidas de controle.
Destas, podem-se destacar: a broca do rizoma – Cosmopolites sordidus (Germ.); Tripes da Erupção dos Frutos - Frankliniella spp.; Tripes da Ferrugem dos Frutos – Chaetanaphothrips sp; as Lagartas Desfolhadoras - Caligo sp., Opsiphanes sp. (Lepidoptera: Nymphalidae), Antichloris sp. (Lepdoptera:Arctiidae); Abelha Arapuá - Trigona spinipes (Fabr.) (Hymenoptera: Apidae); Broca-Rajada - Metamasius hemipterus (Coleoptera: Curculionidae); Ácaros de Teia - Tetranychus sp. (Acari:Tetranychidae) e a Traça da Bananeira - Opogona sacchari (Bojer) (Lepidoptera: Lyonetiidae).
Doenças
As bananeiras são afetadas, durante todo o ciclo vegetativo e produtivo, por um grande número de doenças, cujos principais agentes causais são os fungos, as bactérias, os nematoides e os vírus. Algumas são comuns para todas as regiões produtoras do Brasil, mas a incidência e severidade varia em função de vários fatores, principalmente das condições climáticas existentes.
Os problemas fitossanitários podem ocorrer em pré e em pós-colheita. Os maiores destaques para as doenças são a murcha de Fusarium que está dizimando os plantios das bananas Prata Anã nos principais polos de produção no Brasil e as sigatokas amarela e negra que são doenças foliares capazes de comprometer 50% e 100% da produção, respectivamente. Ainda inexistente no Brasil, a maior ameaça mundial está representada pela raça 4 tropical de Fusarium oxysporum f. sp. cubense (TR4), a qual dizima 100% das atuais variedades de bananeiras em todo o mundo.
Publicações sobre o tema

Artrópodes pragas da bananeira
Artrópodes pragas da bananeira
Este pdf fala sobre as principais pragas da bananeira e métodos de controle, com o objetivo de facilitar o reconhecimento desses organismos e auxiliar na tomada de decisão com relação ao seu manejo.
Publicado: 24/10/2024

Doenças da banana
Doenças da banana
Este pdf fala sobre a preocupação dos produtores de banana com as manchas que ocorrem em frutos é cada vez maior. Isso é resultado do crescimento das exigências do mercado em relação à aparência geral da fruta durante a comercialização.
Publicado: 24/10/2024