
Enquanto as mangueiras não começam a produzir...
Nos primeiros anos de estabelecimento do pomar, pode ser feito o consórcio com cultivos de ciclos mais curtos (melancia, mandioca, feijões, milho, batata-doce, mamão etc.) nas ruas do mangueiral, como forma de promover a entrada de capital até que se chegue ao início da produção de manga.

Indução floral
Atenção, produtor: A aplicação do paclobutrazol para a indução floral pode ser feita via fertirrigação, desde que o pomar esteja com plantas uniformes em tamanho e em capacidade produtiva.
É possível usar o nitrato de amônio (doses e preços menores) nas aplicações para induzir a floração. Isso pode ser feito em épocas de temperaturas mais amenas e de umidade relativa mais alta para não danificar a folhagem com queimaduras.

Moscas-das-frutas
Após o período de produção, é importante remover todo e qualquer fruto que tenha ficado na planta ou no solo, como a forma mais eficiente de evitar a incidência de moscas-das-frutas nos pomares.

Manejo do resíduo de podas
O afastamento dos restos das podas de produção para o meio das ruas favorece a eliminação de fungos causadores de doenças e viabiliza o aproveitamento do material como fonte de matéria orgânica para as plantas.

Colheita
Evitar a colheita em períodos de chuva, para reduzir problemas fitossanitários e de pós colheita.

Mercado
Antes de planejar a época de colheita, é importante conhecer o mercado, tendências e variação de preço da manga durante o ano.

Comercialização
Amigo produtor: é necessário ficar atento aos preços dos frutos das diferentes cultivares de manga praticados nos principais mercados nacionais. Estes preços são publicados, semanalmente, na revista Hortifruti. Além disso, para o seu maior poder de negociação, conheça o cenário dos preços das principais praças que comercializam manga no Brasil.